Economia Gestão do Negócio Rural

Planejamento de Safra: Você sabe como fazer e por onde começar?

Produtor, você sabia que o planejamento da safra é um dos fatores que mais contribuem para garantir o sucesso da produção? Com essa ferramenta é possível gerenciar a lavoura de forma assertiva, otimizando o uso de recursos na propriedade rural e evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Planejar a safra é uma forma de prever possíveis erros e acertos em todo o processo na lavoura. Basicamente, é um roteiro com informações sobre o sistema de cultivo, período do plantio e custos envolvidos na safra, que orientam o produtor a cumprir seus objetivos e atingir suas metas.

Para fazer o planejamento, o produtor tem que responder algumas perguntas básicas, como: o que será produzido no ano safra? Como o cultivo será feito? Qual o orçamento e quanto será gasto para produzir? e quando a plantação será realizada? Com esses questionamentos, é possível buscar as respostas e montar todo o roteiro.

É importante que o agricultor saiba que o planejamento tem que ser elaborado no período da entressafra e o primeiro passo é compilar e analisar os dados da última safra, para aprimorar os acertos e não repetir os erros.

A seguir, mostraremos as principais ações que devem compor um bom planejamento:

Análise de solo: Esse é o primeiro item da lista. O agricultor precisa saber as condições químicas, físicas e biológicas do solo da propriedade para facilitar a identificação da quantidade de nutrientes da terra, fertilidade e índice de erosão. Com essas informações, será mais fácil perceber a necessidade de correções.

Cultivar: Escolher a cultivar do novo plantio também é uma etapa importante do planejamento. Ela deve ser adequada às condições de solo, de clima e capacidade operacional, e também à qualidade das sementes e rentabilidade da safra.

Manejo Integrado de Pragas (MIP): Essa ação auxilia na identificação de ameaças fitossanitárias (insetos, pragas, plantas daninhas, nematóides e outros invasores) na lavoura, que podem afetar o desenvolvimento da cultura.

Gestão operacional: Essa etapa diz respeito aos recursos necessários para o desenvolvimento da cultura escolhida durante todo o período programado, do plantio à colheita. A gestão operacional envolve mão de obra, manutenção de maquinário, equipamentos necessários para a safra, tecnologia, etc.

Gestão de crise – Esse item diz respeito às medidas necessárias que devem ser tomadas em casos específicos de adversidades climáticas, ataque de pragas e até falta de produtos no mercado. Isso é uma forma de se preparar para possíveis prejuízos.

Gestão financeira – Já a gestão financeira inclui todo o orçamento e cálculo referente aos investimentos em sementes, máquinas, insumos e defensivos agrícolas, tecnologia, irrigação, entre outros.

Produtor, isso é só uma parte do que você precisa saber para iniciar o planejamento da safra. A Creditá S.A. reforça que essa ferramenta é de extrema importância para o produtor rural, pois é indispensável para reduzir custos e manter a sustentabilidade e saúde do seu negócio. Com ele, você estará pronto para lidar com imprevistos diversos.

E, se você também procura orientações sobre como tomar crédito, financiamento ou fazer investimentos de acordo com suas necessidades, venha conversar conosco.