Economia Investimento

O que é a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)?

O setor agropecuário é um dos principais motores da economia brasileira, sendo responsável pelos bons resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Para aproveitar os retornos que o setor tem oferecido, muitos brasileiros têm feito investimentos no mercado financeiro que fomentam o agronegócio e entregam boa rentabilidade.

Um ativo que vem conquistando espaço entre os diversos títulos disponíveis é a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), que foi criada pela Lei nº 11.076, de 30 de dezembro de 2004, para fomentar as operações financeiras do agronegócio.

A LCA é um tipo de investimento em renda fixa emitido por uma instituição financeira. Na prática, funciona como um empréstimo, em que o investidor aplica um valor, que obrigatoriamente tem que ser destinado ao agronegócio, e espera receber o retorno do investimento acrescido de juros.

É por meio da LCA que muitos produtores conseguem recursos para financiar suas atividades vinculadas à produção agrícola, comercialização e até compra de insumos agropecuários. Portanto, investir nesse tipo de título é investir no setor que mais cresce no país.

Conheça os benefícios da LCA

Dentre os diversos benefícios da Letra de Crédito do Agronegócio se destacam a isenção de taxa de administração, Imposto de Renda e qualquer outro tributo sobre o rendimento. Isso acontece porque o governo entende que, ao investir em uma letra de crédito do agronegócio, o investidor está contribuindo para o desenvolvimento econômico do setor.

Além disso, a LCA é protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que significa que, se a instituição financeira emissora da letra apresentar problemas de liquidez, o Fundo cobre até R$ 250 mil do valor aplicado.

Outra vantagem é que algumas condições, como taxas e prazos, são estabelecidas no momento do aporte, ou seja, o investidor consegue ter uma noção do quanto vai lucrar no futuro dependendo do comportamento do mercado. Os investimentos em LCA são alternativas atrativas e seguras e apresentam rentabilidade muito melhores que a caderneta de poupança.

As estruturas mais comuns desse tipo de investimento são as letras pré-fixadas e as pós-fixadas. Na pré, a taxa de juros que vai incidir sobre o investimento é definida no ato da realização do investimento. Já na pós-fixada, a remuneração final vai variar de acordo com o indicador estabelecido como referência. Normalmente, o indicador atrelado a este tipo de investimento é o do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

O primeiro passo para investir na LCA é escolher uma instituição financeira ou corretora autorizada. A Creditá disponibiliza essa linha de investimento, com depósito a prazo, taxas competitivas e aplicações seguras. Na Creditá, o investidor não precisa ter um valor alto disponível para fazer a aplicação – mas a maioria das corretoras exigem um investimento mínimo. Além dessas vantagens, o LCA Creditá está amparado pelo Fundo Garantidor de Crédito e também conta com a garantia e solidez do Grupo Ferrarin, atuante a mais de 50 anos no agronegócio.

Converse com um dos consultores da Creditá.