Economia Gestão do Negócio Rural Sem categoria

Desafios para o Agronegócio em 2023: Consultoria Financeira será indispensável para o sucesso das atividades no campo

As exportações do agronegócio no Rio Grande do Sul atingiram US$ 4,5 bilhões no terceiro trimestre de 2022, uma queda de 7,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar da queda, em termos nominais o resultado é o terceiro melhor da série histórica do Departamento de Economia e Estatística do Governo do Estado, iniciada em 1997, atrás apenas do registrado em 2021.

O setor do agro, como um dos maiores responsáveis pela boa movimentação da economia brasileira, já pode começar a se preparar para os desafios e tendências para o próximo ano. Segundo especialistas, a cobrança mundial por uma produção de alimentos sustentável continuará batendo na porta do produtor rural brasileiro.

O ano de 2023 reserva grandes expectativas para a agricultura, especialmente levando em consideração que o ano anterior surpreendeu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O órgão espera um crescimento de 10,39% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário no próximo ano. A projeção otimista se deve à alta prevista de 13,4% na produção vegetal e de 2,6% na produção animal.

Para que o agronegócio continue em crescimento por todo o país e mostre elevação dos números de exportações, alguns pontos de atenção devem ser levados em consideração no que diz respeito à gestão em diferentes aspectos.

O produtor deve continuar trabalhando aspectos indispensáveis para o sucesso da atividade rural, como gestão de riscos, de custos de produção, de armazenamento, estocagem, evitando desperdícios.

Planejamento Financeiro 2023

A gestão financeira da propriedade rural também é um ponto de atenção e que deve ser observada em 2023. Com uma boa gestão financeira, é possível fazer o controle da receita e despesas do seu negócio, permitindo a compreensão estratégica do que ele está investindo e o retorno.

E quando o assunto é planejamento financeiro, a Creditá faz a diferença na vida dos agricultores gaúchos. Em 2023, a empresa continuará cumprindo sua missão, oferecendo soluções personalizadas de crédito, financiamentos e investimentos de acordo com as necessidades dos seus clientes.

Com os serviços da Financeira, o produtor rural do Rio Grande do Sul estará amparado nesse cenário de grandes expectativas do agronegócio. A experiência dos consultores está alinhada às necessidades e soluções que esse cliente precisa para sua atividade e seus investimentos.

“De maneira geral, o produtor tem suas receitas concentradas em alguns períodos do ano e sempre acabam surgindo alguns compromissos que não estavam previstos. Hoje para o agricultor tomar crédito é um processo muito moroso e burocrático. Então a Creditá vem para oferecer uma solução rápida e eficiente para que ele não perca as oportunidades nos momentos de aperto”, explica o diretor comercial da Creditá, Gustavo Ferrarin.

Com a fusão junto à Agrofel, Gustavo comenta que a Empresa passará a entregar soluções completas para os agricultores gaúchos. “Nossa ideia é fazer a cadeia completa. O produtor pega recurso com a Creditá, compra os insumos na Agrofel e quita seus compromissos com os recursos obtidos na safra.

Você, que é empresário do setor rural, pode sempre contar com o serviço de consultoria da primeira Financeira do Agro no Estado, especialmente em 2023, para garantir a saúde e o sucesso do seu negócio.



Entre em contato conosco.