Gestão do Negócio Rural

Crédito rural e crédito complementar ajudam o produtor a investir na atividade e alavancar o empreendimento

A agropecuária é um dos setores que mais movimenta a economia brasileira. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em 2021 o setor alcançou participação de 27,4% no Produto Interno Bruto (PIB) do país, o maior percentual desde 2004, quando atingiu 27,53%.

O bom desempenho do setor agropecuário é resultado da alta produtividade e do uso da tecnologia e inovação na propriedade. Mas, trabalhar no campo precisa de planejamento e recursos financeiros para custear a produção e a comercialização dos produtos. Assim, o crédito rural e o crédito complementar são fundamentais nesse processo.

O crédito rural

O crédito rural é um dos principais instrumentos de política agrícola do país. Seu acesso, junto a um bom planejamento da atividade rural, permite aos produtores de todos os portes alcançarem bons resultados produtivos e financeiros. 

Todo ano, o Governo Federal disponibiliza recursos para o Plano Safra, que inclui linhas de custeio, investimento, comercialização e industrialização, com condições favoráveis em relação a taxa de juros, prazos e carências. Os recursos vêm do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de fundos constitucionais, entre outros.

Tipos de crédito rural

Custeio – A linha de custeio é classificada em agrícola e pecuário e pode ser usada para cobrir despesas de entressafra, armazenamento, ciclo de lavouras periódicas, exploração pecuária e extração de produtos vegetais espontâneos ou cultivados ou para compra de adubos e fertilizantes e outros gastos.

Investimento – Essa linha, pode ser destinada a financiar investimentos fixos e semifixos, como obras, construção, aquisição de máquinas e equipamentos, reforma ou ampliação de benfeitorias e instalações e outros. 

Comercialização – Como o próprio nome já diz, essa modalidade de crédito auxilia na venda dos produtos do mercado e compreende a pré-comercialização (estocagem de produtos agropecuários), o Desconto de Duplicata (para vendas a prazo), a Nota Promissória Rural (para compras a prazo) e proteção e garantia de preços ao produtor.

Industrialização – Esse recurso financia despesas relacionadas ao processo de industrialização ou beneficiamento de produtos agropecuários. Entretanto, 50% da produção a ser beneficiada precisa ser da própria fazenda. A regra vale para produtores e cooperativas.

Crédito complementar

Além desse recurso subsidiado pelo governo, existe o crédito complementar oferecido pelas instituições financeiras, como a Creditá S.A., que é a primeira financeira voltada ao setor agropecuário gaúcho, e que dispõe de soluções personalizadas de crédito, financiamentos e investimentos de acordo com as necessidades dos seus clientes. 

Nas mais de 70 lojas do Grupo Ferrarin espalhadas no interior do Rio Grande do Sul, a Creditá tem a capilaridade necessária para atender todos os seus clientes. Segundo o diretor comercial da Creditá, Gustavo Ferrarin, o crédito subsidiado não contempla toda a necessidade de tomada de recurso do produtor rural, portanto é importante ter o crédito complementar à disposição para aproveitar as oportunidades de negócios que surgem no dia a dia.

A Creditá S.A. oferece linhas de crédito que complementam as necessidades dos produtores que não foram atendidas pelas linhas subsidiadas ou que precisam de um crédito rápido, fácil e sem burocracia. Através dos recursos disponibilizados pela Creditá, o produtor rural pode comprar insumos, custear a atividade agrícola e pecuária (gado, leite, suíno e aves), comprar peças, implementos, dar entrada em máquinas novas e seminovas, além de fazer a manutenção necessária do maquinário na entressafra.

O produtor pode também tomar crédito com a Creditá para cumprir com suas obrigações e aguardar o melhor momento para venda de seu grão, possibilitando que ele especule o mercado e ao mesmo tempo mantenha saudável seu fluxo de caixa. Além desses recursos com finalidade direcionada, a Creditá dispõe de linhas para capital de giro. Todas as linhas de crédito da Creditá possuem processo de liberação ágil para facilitar a vida do produtor rural na tomada de recursos financeiros.


Saiba mais sobre linhas de crédito. Acesse Produtos e Serviços Creditá S.A. ou fale com um de nossos Consultores.