Economia Gestão do Negócio Rural

Como administrar bem o capital de giro do seu negócio

O sucesso da atividade rural exige que as empresas que atuam no setor tenham controle administrativo e financeiro dos seus negócios. Para continuar produzindo e custeando a atividade, a empresa precisa de capital de giro, o dinheiro necessário para honrar seus compromissos.

O capital de giro de uma empresa agropecuária é uma ferramenta indispensável para manter seu fluxo de caixa saudável. Ele pode ser usado para a aquisição de insumos, maquinários e equipamentos, manutenção dos estoques, pagar funcionários, fornecedores e fazer investimentos.

Ao acompanhar o fluxo de caixa, também é preciso avaliar o aumento dos produtos ou serviços para programar os custos e despesas e estabelecer uma maior margem de lucro da produção.

Para que a empresa consiga sustentar suas atividades enquanto o dinheiro das vendas não entra, é necessário um bom controle do capital de giro. Com o dinheiro em “mãos”, é recomendado fazer compras à vista, pois são mais baratas do que a prazo. É importante lembrar também de pedir a nota fiscal ou recibo da compra.

Como calcular o capital de giro?

É muito simples. O administrador da empresa tem que somar as contas a receber e subtrair as contas a pagar. Ou seja, é a soma das contas a receber com o estoque disponível na propriedade, menos a soma das contas a pagar com os impostos e despesas de um período ou safra.

Porém, nem sempre o valor disponível de capital de giro é suficiente para cobrir as despesas, suprir as necessidades da atividade ou fazer investimentos mais altos. Nesse caso, a empresa precisa solicitar, junto às instituições financeiras, uma linha de crédito específica para essa necessidade.

A Creditá S.A. oferece uma linha de capital de giro para empresas do agronegócio que buscam organizar o seu fluxo de caixa e conciliar o pagamento com o recebimento das vendas. Uma facilidade para auxiliar sua atividade rural, conciliar seus compromissos financeiros do dia a dia e continuar produzindo.

Agora que você já sabe o que é capital de giro, como calcular e onde solicitar uma linha de crédito, lembre-se que ter esse recurso disponível é garantir o crescimento saudável do seu negócio. Isso pode evitar multas e reduz o risco de crédito da sua atividade principal.

Importante citar também que a Creditá está ao seu lado para orientá-lo. Estamos no mercado financeiro gaúcho desde 2010 com soluções personalizadas de crédito, financiamentos e investimentos para produtores rurais e empresas do agronegócio do Rio Grande do Sul. Venha conversar conosco.