Economia Financiamento Trigo

Acesso ao crédito deve contribuir para a safra recorde de trigo no Rio Grande do Sul

Em 2022, o Rio Grande do Sul pode colher a maior safra de trigo da história, um total de 3,9 milhões de toneladas, aumento de 12% com relação à safra passada, quando o estado colheu 3,5 milhões de toneladas, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A área plantada de trigo prevista para esta safra é de 1,4 milhão de hectares, alta de 15% em comparação com 2021, e a maior desde 1980. Já a produtividade prevista é de 2.822 quilos de trigo por hectare.

Com a previsão recorde para a safra de trigo, a produção total de grãos de inverno no Rio Grande do Sul pode somar 5 milhões de hectares, expansão de 11,9% em relação à safra de 2021. O volume é a soma da estimativa do trigo (3,9 milhões), da aveia branca (870,2 mil), da cevada (108,6 mil) e da canola (91,3 mil).

Os recursos concedidos por meio do crédito rural permitem aos agricultores investirem em novos equipamentos e máquinas modernas, que auxiliam na produtividade e rendimento do cereal. O crédito também pode ser usado para custear a atividade produtiva, a comercialização dos produtos, entre outros.

Crédito Complementar

O crédito rural é subsidiado pelo governo, mas existem os créditos complementares oferecidos por instituições financeiras. E a Créditá S.A. é uma grande parceira do produtor gaúcho no acesso ao financiamento e investimento da produção de forma rápida e sem burocracia. São diversos produtos e soluções para a agropecuária, para a empresa e para os investimentos.

O acesso a recursos financeiros, combinado com a conjuntura mundial, tem rendido aos produtores de trigo bons números também na exportação. Das 3,55 milhões de toneladas de trigo produzidas em 2021 pelo Rio Grande do Sul, cerca de 2,9 milhões foram embarcadas para o exterior.

Além da exportação e abastecimento interno, o trigo tem sido usado pelos gaúchos como alternativa para compor a alimentação de ruminantes. O farelo de trigo pode ser uma boa opção de substituição de outros cereais, como o milho.

Faça uma simulação em nosso site e confira algumas das alternativas financeiras. Você também pode nos contatar para tirar suas dúvidas sobre linhas de crédito e financiamento – https://www.creditasa.com.br/contato/