Trigo

Plantio do trigo: Dicas para obter alta produtividade

Para o produtor alcançar alta produtividade em suas lavouras, é fundamental efetuar planejamento estratégico e estar atento às peculiaridades desta cultura, do plantio de trigo até a sua colheita.

Segundo relatório da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a safra mundial do trigo 2020/2021 apresentou um crescimento na produção de aproximadamente 9,51 milhões de toneladas em relação a safra 2019/2020. No Brasil, o crescimento foi em torno de 300 mil toneladas em comparação com a safra passada. Confira algumas dicas sobre o plantio do trigo que irão lhe ajudar a atender a alta demanda do mercado e alcançar seus objetivos:

Preparo do solo para plantio do trigo

Analise o solo e escolha a área ideal para o plantio do trigo, devendo-se evitar as áreas mal drenadas e/ou com exposição a baixas temperaturas. Caso você identifique limitações em suas áreas, faça o devido tratamento de solo antes de iniciar o plantio para possibilitar uma boa produtividade.

Controle das plantas daninhas

Um dos principais fatores que influenciam para o baixo rendimento da cultura do trigo é o controle inadequado das plantas daninhas. Além de perdas no rendimento de grãos, a interferência das plantas daninhas reduz a qualidade do produto colhido devido à competição entre a cultura e as plantas daninhas. A competição acontece quando os recursos do ambiente (água, luz, nutrientes, etc.) são divididos entre a cultura e as plantas daninhas, limitando assim o potencial de rendimento e qualidade de sua safra.
Realize planejamento e controle com um profissional especializado e identifique quais são as plantas invasoras presentes, para assim, poder selecionar corretamente os herbicidas a serem utilizados.

Chuva, umidade e temperatura no plantio do trigo

Esteja atento às condições climáticas de plantio e acompanhe as previsões meteorológicas da sua região durante o planejamento de sua semeadura. Durante todo o ciclo da cultura, chuvas, umidade e temperatura influenciam diretamente na qualidade do grão. A umidade ideal para cultivar o trigo é de 70%, umidades superiores a esta podem ocasionar danos e influenciar no rendimento dos grãos. Para o crescimento do trigo, a temperatura máxima do solo para a cultura é de 25°C, mas o ideal é que o solo esteja entre 15°C e 20°C.

Escolha das cultivares

No mercado de sementes existem diversas variedades de trigo, por isso tenha clareza nos seus objetivos e escolha com atenção, pois as cultivares influenciam diretamente em sua cultura. Nem sempre uma variedade com alta produtividade irá se adaptar às condições de sua região, escolher cultivares com boa adaptabilidade pode ser uma estratégia assertiva neste quesito. As cultivares ideais a serem escolhidas são as que possuem características mais tolerantes a doenças e pragas e com alto potencial de produtividade. Você pode verificar algumas variedades de cultivares disponíveis no site da Agrofel Grãos e Insumos, uma das empresas integrantes do Grupo Ferrarin.

Espaçamento ideal para o plantio do trigo

Utilize o espaçamento ideal em sua cultura. Sabemos que o espaçamento ideal é aquele que propicia que a planta se desenvolva da melhor forma e expresse suas melhores características, com o trigo não é diferente. Para o plantio do trigo em linha, o espaçamento indicado é de 17 a 20 centímetros entre as linhas, e a profundidade de semeadura entre 2 e 5 centímetros. No caso de plantio a lanço, o espaçamento será sempre irregular e desuniforme.

Invista em sua lavoura de trigo e obtenha ótimas produtividades. Se precisar de recursos financeiros, a Creditá oferece linhas de crédito com taxas competitivas que se adequam às maiores necessidades dos produtores rurais gaúchos.

Categorias

  • Trigo
  • Newsletter

      Redes Sociais